segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Foi como tinha de ser

Terminou o Brasileirão 2009, que por muito tempo vai ser lembrado como o mais emocionante e interessante da era dos pontos corridos. Não há dúvida de que o campeonato de 2009 será objeto de estudo por muito tempo ainda já que esta edição desfez város mitos e regras que haviam se tornado quase que leis na disputa dos pontos corridos.
Como exemplo, a certeza de que com 45 pontos se escapava do rebaixamento, Coritiba caiu com essa pontuação. A cina de que perdendo mais de 5 jogos não se é campeão, Flamengo perdeu 9 vezes!! Dizia-se que apenas times com planejamento e estrutura organizada conseguiriam vencer, o Flamengo é uma bagunça só, com técnico interino que virou oficial no meio da campanha e presidente que se afasta e volta no cargo.
Com isso tudo isso podemos dizer que esse ano caíram os melhores times dentre os que já foram rebaixados na era pontos corridos e ao mesmo tempo tivemos o pior campeão dos últimos tempos.
Flamengo foi o campeão que mais perdeu (9 vezes), menos ganhou (19 vitórias) e que teve pior aproveitamento da história dos pontos corridos (apenas 58%), mas é óbvio que nenhum desses números desmerece esse inesquecível título rubro-negro. O futebol carioca aliás pode dizer que 2009 talvez tenha sido o ano do ressurgimento do estado que no passaod recente abrigava grandes potências.
Nenhum carioca caiu, pelo contrário, os cariocas foram é campeões tanto da primeira divisão quanto da segundona com o Vasco. Quem diria, no mesmo ano flamenguistas e vascaínos vão passar o ano novo abraçados curtindo suas glórias nesta temporada.
Enfim alguém resolveu ganhar o Brasileirão. Depois de um jogar a liderança nos braços do outro, o Flamengo finalmente agarrou o título e não largou.
Chegou perto de fazê-lo quando perdia para o Grêmio em pleno Maracanã, mas no segundo tempo se acalmou e na base da raça e da sorte achou os dois gols salvadores e no fim acredito que ficou em boas mãos o título.
Desde o início do torneio quem se manteve numa média de bom futebol foram sempre Internacional, Palmeiras e Flamengo, depois mais para o fim o Cruzeiro também. São Paulo e Atlético MG em nenhum momento chegaram realmente a empolgar com bom futebol, lideraram o torneio, mas vencendo jogando sempre mal.
No segundo turno Flamengo e Cruzeiro de longe foram os times que jogaram mais futebol no Brasil e mereceram as posições que conseguiram, o rubro-negro ficou com a taça e a raposa celeste com a pré libertadores.
No fim foi como tinha de ser, um campeonato difícil, equilibrado e que tinha os líderes alternados constantemente, desde o início até agora o fim.
Por tudo isso afirmo que essa foi a melhor edição do Campeonato Brasileiro na última década, pois não teve nenhum time tão superior aos demais exatamente porque todos estavam muito equilibrados num nível médio de qualidade.
Acho que 2009 marca uma ligeira mudança no futebol brasileiro, marca a retomada dos cariocas, um ligeiro declínio dos paulistas, equilíbrio total entre quase todos da série A e ainda volta a abrigar grandes nomes do nosso futebol, o que aos poucos vai nos garantir cada vez mais visibilidade internacional e publicidade, engrandecendo cada vez mais nosso Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário