segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Declínio Paulista?

O campeonato é Brasileiro, mas nos acostumamos nos últimos 20 anos a ver paulistas ganhando e disputando com força o título nacional.
Com a queda vertical do futebol carioca, paulistas e gaúchos assumiram a condição de favoritos a cada edição do Campeonato Brasileiro.
Pois bem, em 2009 as coisas acabaram sendo diferentes e o tabu caiu. Desde 1992 havia um paulista na condição de campeão ou vice, pois nesta temporada o máximo ganho foi o terceiro lugar do tricolor São Paulo. Além disso, um paulista caiu, o Santo André, e apenas um subiu da série B, Guarani.
Pior do que só ter conseguido o terceiro lugar, os paulistas só classificaram dois times para a Libertadores e tirando São Paulo e Palmeiras os demais ficaram abaixo dos 10 primeiros colocados na tabela de classificação. Em contrapartida o futebol do Rio de Janeiro parece ter reagido ao coma pelo qual passa já há quase 9 anos, desde que o Vasco venceu a Copa João Havelange em 2000.
Além do Estado abrigar o campeão, nenhum representante caiu, pelo contrário, ano que vem o quarteto de ferro estará completo com a volta do Vasco campeão da série B.
Veremos nos próximos anos se essa reação carioca vingará ou se foi apenas um suspiro de alívio antes dum final trágico porque os resultados podem até ter sido bons, mas a organização continua a ser um dos fatores primordiais para manter um clube equilibrado por anos e não só por um temporada, e de organização os 4 grandes do Rio nada possuem.
Já para São Paulo não acho que 2009 seja a marca de uma era de queda, afinal sendo o estado mais rico e com os times mais organizados e estruturados é difícil que nosso futebol entre no marasmo e mediocridade pelos quais o do Rio de Janeiro passou nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário