domingo, 20 de dezembro de 2009

Barça enfim, mundial!!!

Barcelona enfim sagrou-se campeão mundial. Após duas tentativas mal sucedidas frente a equipes brasileiras, sobrou para o argentino Estudiantes de La Plata entrar para a história sendo o vice do primeiro título mundial catalão.
O Estudiantes deixou claro que jogaria a la time pequeno, retrancado e mordedor. Se arriscou três vezes ao ataque durante os 90 minutos. Porém foi o suficiente para marcar seu gol aos 36 minutos do primeiro tempo.
O gol do artilheiro da Libertadores 2009 e carrasco do Cruzeiro, o argentino Boselli, conferiu de cabeça, tranquilizou a equipe sulamericana e pôs em cheque mais um mundial interclubes por parte do Barcelona.
A equipe catalã não estava bem em campo. Aparentava estar nervosa e não mostrou aquele futebol exuberante que marcou suas partidas na Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol durante toda a temporada de 2009.
Messi e Ibrahimovic estavam completamente apagados. Messi bem marcado não conseguiu fazer nada durante todo o tempo normal. Ibra ainda tentou algumas finalizações, mas todas mal feitase sem perigo. O sueco estava sonolento demais.
Henry também pouco fez e com isso o ataque do Barça se tornou marcável e suas peças principais foram inutilizadas pela defesa argentina.
Porém não nos esqueçamos, a defesa do Estudiantes era formada por Celay, Desábato e o jovem goleiro Albil; enfim uma defesa pouco sólida e que a qualquer instante pode fazer uma lambança. E aos 43 minutos do segundo tempo a lambança veio. Deram espaço de sobra para o talismã Pedro cabecear livre encobrindo Albil que saiu mal do gol por sinal.
Por tudo que já vi no futebol, parecia-me óbvio que o time que empata no sufoco chega mais inteiro psicologicamente para a prorrogação. E foi o que aconteceu.
Enquanto o Estudiantes se arrastava já cansado pela intença marcação que fez durante todo o jogo, o Barcelona se empolgava em atacar cada vez mais.
Até porque Messi guardou todo o futebol não apresentado no mundial interclubes para os 30 minutos de prorrogação da final. O baixinho craque deu dribles, armou jogadas e num momento de pura estrela recebeu uma bela assitência de Daniel Alves, conferindo de peito para o fundo do gol.
E assim provou de novo sua posição de craque e melhor jogador em atividad eno planeta. Assim como na final da Liga dos Campeões deste ano, também no mundial Messi foi determinante e em seus 1,69 soube aproveitar de toda a técnica e inteligência para cortar mais um cruzamentomarcando o gol do título.
Parabéns ao Barça que simplesmente ganhou tudo na temporada 2009: Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e da Europa e agora o Mundial.

PS: MESSI pintou e bordou pelos gramados mundo afora em 2009. Fez gols belíssimos e jogadas brilhantes, dribles magníficos, daqueles que valem o ingresso ou o pay-per-view da TV a cabo.
Enfim, por unanimidade Messi e Marta merecem receber o prêmio de melhor da FIFA pelos serviços prestados ao futebol arte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário