quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Véspera do clássico Argentina e Brasil, seguem aqui alguns jogos históricos entre as duas seleções:

Em 18 de junho de 1978, um 0x0 tenso marcou a primeira partida entre os rivais sulamericanos numa Copa do Mundo. Era a inauguração da segunda fase daquele Mundial. Jogo ficou conhecido como a "Batalha de Rosario" devido a truculência e tensão entre os jogadores de ambos os lados. Nesta mesma copa, sediada na Argentina, ocorreria a lendária vitória por 6X0 dos hermanos contra o Peru, resultado que eliminou o Brasil e que décadas depois ficou comprovado que o goleiro da seleção peruana havia propositalmente facilitado os gols.

Em 2 de julho de 1982 um jogo válido pela segunda fase do Mundial da Espanha. Brasil de Zico engoliu a Argentina com Maradona e tudo. 3x1 fora o baile. Dieguito não aguentou a pressão e acabou expulso por falta violentíssima. No prosseguir dos dias, o Brasil chegou as quartas de final mas caiu diante da Itália de Rossi, conquistando o que ficou conhecido como "título moral" daquele mundial.

O troco hermano veio em 1990. Apesar de não ser uma grande seleção o Brasil estava melhor no jogo, mas sucumbiu diante de jogada maravilhosa de Maradona que tocou para Caniggia fazer o gol da eliminação brasileira nas oitavas de final. Mais tarde a Argentina chegou a final mas foi derrotada pela Itália.

Em 29 de junho de 2005 ococrreu a primeira final entre Brasil e Argentina de um torneio mundial da FIFA. Na época em forma, o chamado "quarteto mágico" formado por Ronaldinho, Káká, Adriano e Robinho goleou os rivais por 4x0. Resultado que fez o mundo achar que na copa de 2006 não haveria forma da seleção verde-amarela deixar de ser campeã. (Doce ilusão)

PS: Vale lembrar que temos de agradecer aos argentinos a honra de sermos a única seleção a participar de todas as Copas do Mundo. Por quê? No primeira Copa, em 1938, a Argentina era a detentora da vaga sulamericana para o mundial, porém desistiu de competir e graças a essa desistência a vaga foi para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário