terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Era Dunga" agora no banco

Pois é, já são 10 vitórias consecutivas esse ano, 15 meses sem perder.
Para todos que como eu apostaram no fracasso de um ténico sem experiência alguma e que iniciou seu trabalho batendo de frente com os dois astros do time Kaka e Ronaldinho, está aí a resposta. Um tapa em nossos rostos sim. Um tapa bem dado de Dunga.
Em 47 partidas pela seleção ele venceu 33, empatou 10 e perdeu apenas 4. O ataque marcou 100 gols. Em 4 anos Dunga está com o aproveitamento de 77,3%. Em toda a história da Seleção Brasileira é o técnico que passou mais tempo sem perder, são hoje 18 jogos de invencibilidade. Fora que venceu todos os campeonatos que disputou com a equipe principal: Copa América, Copa das Confederações e é lider absoluto das eliminatórias Sulamericanas. E em todos esses torneios jogou contra equipes fortes e completas. E ainda tornou-se um dos poucos a trazer a medalha olímpica, mesmo sendo bronze, apenas outras 3 vezes havíamos trazido uma recordação olímpica no futebol masculino.
Sim, os números são impiedosos com os críticos. É jogando assim como time pequeno, forte na defesa e a base de contra-ataques que fizemos nossa força e derrotamos a todas as potências mundiais. Itália, Argentina, Uruguai, nenhum foi páreo.
Ao longo do tempo, Dunga conseguiu também deixar os tropeços vexatórios contra as equipes fracas como a derrota para a Venezuela em amistoso ano passado e passou a vencê-las também com tranquilidade.
Hoje a seleção voltou a sustentar o status de melhor do mundo apesar de não ter os melhores do mundo. Sim, na maior parte das posições não temos os melhores do mundo como em 2006 quando se perguntava se era possível aquele time perder.
Não, hoje temos a noção de que existe um time e não um elenco apenas. Essa seleção montada por Dunga é unida e comprometida com os resultados, realmente é um time que desperta no torcedor brasileiro a vontade de parar para ver, isso porque voltamos a ter algum tipo de identificação com essa equipe.
Tanto porque há participação de vários atletas que até alguns dias estavam no futebol brasileiro quanto pelo fato dos jogadores realmente se entregarem em campo e jogarem com vontade e raça. Esse time de Dunga não se arrasta em campo, realmente corre atrás dos resultados. Não veremos ninguém nessa equipe ajeitando a meia durante o ataque adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário