terça-feira, 7 de julho de 2009

Decisão da Libertadores 1

Olá pessoal, nesta quarta-feita Estudiantes e Cruzeiro farão o jogo de ida válido pela final da Copa Libertadores da América 2009.
Será a final de número envolvendo Brasil e Argentina na Libertadores. E nesse Conceito los hermanos estão em vantagem.
Clubes argentinos foram campeões sobre os brasileiros em 8 finais enquanto nós os vencemos em apenas 3. Dentre essas 3 está o próprio Cruzeiro, campeão em 1976 sobre o River Plate. Porém o Cruzeiro experimentou o vice diante dos argentinos no ano seguinte em 1977 contra o Boca Juniors.
O Estudiantes já sentiu o gostinho de ser campeão sobre brasileiros. Em sua primeira conquista de Libertadores em 1968 bateu o Palmeiras na decisão.
Aliás, em matéria de vices, os brasileiros realmente são os melhores da América (se é que vale comemorar isso!). Até hoje os brasileiros foram ao todo 14 vezes vice campeões, já os argentinos apenas 7. Se for comparar os campeões a distância continua grande, clubes argentinos foram campeões da Libertadores 21 vezes contra 13 conquistas brasileiras.
Para finalizar este capítulo de números, com esta edição o Estudiantes diputa a 5ª final de Libertadores, tendo vencido 3. Porém todas elas foram há muito tempo atrás, entre 1968 e 1971. Portanto há 38 anos o clube de "La Plata" não disputava a grande final.
As gerações do Cruzeiro se mostraram mais fortes ao longo dos anos, afinal o clube mineiro chegou a 4 finais porém em décadas diferentes. Uma conquista e um vice nas finais seguidas em 1976 e 1977, depois campeão em 1997 e esta em 2009.
Isso exposto, acredito que o clube Argentino liderado pelo experiente Veron se mostra ser o melhor dos argentinos nos últimos dois anos. Não se iludam com os 5x1 do amistoso de janeiro entre Corinthians e Estudiantes no Pacaembu. Aquele jogo foi mais festividade do que algo sério.
Agora o time argentino está montado, forte, estruturado e super motivado, afinal como citei acima há 38 anos não chegavam a final do torneio mais importante das Américas. Com tudo isso, acredito que o Estudiantes vencerá o jogo de ida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário