domingo, 12 de julho de 2009

A casa fez a diferença

Finalizada a 10ª rodada da série A do Brasileirão 2009, o rendimento das equipes dentro de casa serve de parâmetro para as respectivas campanhas de cada um nesse campeonato.
Dos 6 primeiros colocados na tabela de classificação 4 jogaram em casa. E os 4 venceram. Vitória, Barueri, Grêmio e Palmeiras. Junta-se a eles o Atlético-MG que não tinha o mando da partida mas atuou em campo neutro afinal jogou no Mineirão. O único de cima que não venceu foi exatamente o Internacional que perdeu na Arenada Baixada para o Atlético -PR de virada, ou seja FORA de casa.
Para finalizar o argumento temos também o Sport que venceu o Goiás na Ilha do Retiro.
Muito bem, se vc for observar bem, as únicas três equipes que não venceram jogando em casa nesta rodada são exatamente as equipes que passam pelo pior momento nesse Brasileirão.
São elas o lanterna Avaí vencido em casa diante do fraco Botafogo, o confuso São Paulo que só empatou com o Flamengo e o pífio Fluminense que apanhou do Santo André em plena "Cidade Maravilhosa". Não coloco nessa conta o Cruzeiro porque jogou com time reserva diante do Atlético e com o foco voltado só para a Libertadores (eu tinha certeza que seria derrotado).
Portanto, os 3 que jogaram sério em casa e não venceram são exatamente os 3 que passam por um período muito ruim.
O São Paulo está na fase conturbada e confusa de mudança de técnico e estilo de jogo, o Fluminense não tem um time digno a apresentar e o Avaí mostra já que será o favorito ao descenso.
Não vencer em casa nesse campeonato é a diferença entre os que estão em boa fase e na ponta de cima e os que estão em baixa. Mais do que vencer fora de casa este Brasileirão prova que vencer em casa é a tática para alcançar a parte de cima.
O segredo do título será a equipe que além de ganhar em casa conseguir vencer também fora de seus domínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário