quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tricolor renasceu?!

Quem acompanha meus comentários acerca do São Paulo sabe que para esta temporada eu estava completamente discrente de que o tricolor pudesse conseguir qualquer resultado extraordinário na Libertadores.
Futebol chulo, fraco e sem graça foram as marcas do São Paulo no Paulista e o foi até antes da partida de ontem pela Libertadores. Somente durante alguns minutos podia-se apontar que o tricolor tivesse protagonizado algo excepcional este ano. A bem da verdade, nesta temporada o tricolor só fez 1 ótimo segundo tempo contra o Santos no primeiro jogo da semifinal e 1 bom segundo tempo contra o Corinthians pela primeira fase, ambos no Paulista.
De resto, mesmo quando vencia não convencia e pior, jogava muitas vezes pior que o adversário. Não venceu um único clássico este ano. Na Libertadores fez a segunda melhor campanha da fase de grupos, sem ter feito um jogo de boa qualidade.
Por tudo isso, afirmei categoricamente diversas vezes neste blog que assim que o São Paulo enfrentasse um time brasileiro ou argentino seria eliminado do torneio continental.
Pois bem, quis o destino que o chaveamento colocasse frente a frente o São Paulo exatamente contra o melhor dos brasileiros até então, o Cruzeiro.
E quando toda a imprensa, assim como eu, acreditavámos que o único time paulista restante seria eliminado com facilidade, eis que o paredão Tricolor freou o ímpeto mineiro, e com a classe de Hernanes e Fernandão aliada a velocidade de Marlos e Dagoberto, o São Paulo não tomou conhecimento da raposa azul celeste no primeiro tempo, e no segundo suportou a pressão do melhor ataque do torneio e dilacerou qualquer reação mineira com o segundo gol.
O São Paulo atropelou o Cruzeiro em pleno Mineirão, fez dois gols fora de casa e não levou nenhum, agora joga no Morumbi pelo empate ou podendo perder por até um gol de diferença. Detalhe que no Morumbi o São Paulo não perde desde a Libertadores 2009, quando caiu diante do próprio Cruzeiro.
O São Paulo virou o favoritismo e está praticamente classificado, não acredito que perca por mais de 2 gols de diferença em casa na semana que vem. De desacreditado, o Tricolor Paulista avança com moral devido ao gigante adversário que derrubou.
Enfim, necessitou de apenas 90 minutos para eliminar o brasileiro com melhor futebol da cometição.
O São Paulo fez uma bela partida, mostrou muita raça determinação e o trabalho do treinador, que vinha sendo duramente criticado e com razão pelo péssimo futebol apresentado.
Mas ontem foi diferente, Ricardo Gomes levou a campo uma equipe muitíssimo bem organizada defensivamente, os jogadores seguiram fielmente as definições táticas e por isso o Cruzeiro não foi adversário para a determinação do clube paulistano.
Mas não podemos nos enganar, o São Paulo venceu e convenceu, mas o Cruzeiro acertou uma bola na trave e teve um gol legal mal anulado pela arbitragem, o resultado final podia ter sido diferente mesmo com tudo o de positivo que foi citado a respeito da apresentação sãopaulina.
Portanto, dou os parabéns ao tricolor e me retifico da afirmação de que ao pegar algum brasileiro o São Paulo seria eliminado, afinal do Cruzeiro já passou. Mas não podemos considerar que o Tricolor agora é o favorito mor da Libertadores e que de repente virou o melhor time das Américas, só provará ser realmente isso se nos próximos jogos conseguir demonstrar toda a força que teve no Mineirão, aí sim acreditarei que o São Paulo voltou de vez a ser o todopoderoso do futebol brasileiro, até lá, terá de provar se tudo o que fez ontem será mantido ou se foi apenas um jogo excepcional.

PS: Flamengo passou vergonha e repetiu o mesmo erro de temporadas passadas, depois de eliminar adversários difíceis entra de salto alto contra os considerados mais fracos e o resultado final é sempre igualmente vergonhoso e decepcionante. Foi derrotado facilmente em pleno Maracanã, e de quebra levando 3 gols em casa. O que significa que terá de ir ao Chile e meter uma vitória com 2 gols de diferença, muito para um time com uma defesa tão instável. Assim como tenho a certeza da classificação do São Paulo à semifinal, tenho a certeza da eliminação do Flamengo diante do Universidad do Chile.

Um comentário:

  1. Para os fãs de futebol o jogo de ontem foi sensacional. Apesar de também não acreditar que o São Paulo seria capaz de vencer o jogo com o futebol que vinha apresentando o tricolor surpreendeu a todos e foi personagem principal de uma das partidas mais emocionantes do ano. Se apresentar a mesma segurança e qualidade em campo na próxima partida no Morumbi será difícil continuar torcendo contra.

    ResponderExcluir