quinta-feira, 6 de maio de 2010

100 anos sem Libertadores

A profecia proferida pelos adversários e rivais do Corinthians se cumpriu, é o único dos clubes de ponta do Brasil a completar 100 anos de história sem a conquista mor das Américas, a tão sonhada e desejada Libertadores.
O Timão jogou como Grande no primeiro tempo da partida de ontem no Pacaembu, porém logo que levou o gol do Flamengo, sentiu a pressão psicológica que o fato de ser o único dos grandes sem Libertadores.
E tal pressão pesou e muito sobre os jogadores, que passaram os restantes 30 minutos após o gol rubro-negro apenas correndo com muita raça e pouca efetividade atrás da bola, de maneira desorganizada e desesperada para recuperar o placar.
Mas não foi possível, o Flamengo se segurou e soube atuar no contra-ataque, podia até ter virado o jogo no segundo tempo tamanhas chances que criou com o desespero alvinegro rumo ao gol de empate.
No fim, a falta perfeita cobrada por Chicão defendida de maneira magistral por Fábio foi o resumo do jogo: Equilíbrio entre as equipes, pendendo para a eficiência um pouco maior do lado rubro-negro.
A verdade é que o Corinthians entrou muito bem em campo, atropelou o Fla no primeiro tempo, mas no segundo tempo além de ter cansado, o time se desesperou pelo gol tomado e passou a sofrer pelo ajuste do adversário que se concertou taticamente com a entrada de Kleberson, que deu maior poder de marcação no meio campo ao mesmo tempo que permitiu rápidos contra-ataques, foi com passe dele que Vágner Love marcou.
Para o futuro, resta ao Corinthians se reorganizar, mantendo a boa e custosa base que formou e seguir se aprontando para o Brasileirão.
O Timão tem um ótimo elenco e só precisa organizar-se taticamente de uma maneira melhor a fim de voltar a fazer boas apresentações. Um desmanche como o que tradicionalmente acontece após as eliminações de Libertadores passadas, não leva à nada, na verdade piora a situação para o restante do ano.
O Flamengo tem um time médio, com graves problemas defensivos, meio-campo produtivo e ataque bastante eficiente. Se corrigir as falhas defensivas pode dar trabalho, já que nas quartas pode enfrentar duas equipes fracas, tanto os peruanos do Alianza Lima quanto do Universidad do Chile. Mas enfim, considero o Flamengo ainda como coadjuvante no torneio continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário