sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Robinho, antiprofissionalismo ou imaturidade?

Só consigo definir a passagem de Robinho pelo futebol Europeu como pífia. Não exatamente pelo que ele fez dentro de campo pois no Real Madrid até até fez os malabarismos que dele se espera, mas classifico a estadia do "mestre das pedaladas" na Europa como ridícula devido ao modo vexatório com que ele abandonou seus ex clubes e se comportou ao longo destes 6 anos por lá.
Nesse tempo todo, a imaturidade aliada ao descaso e falta de profissionalismo fizeram com que todos os técnicos que com ele trabalharam fossem colocando-o sempre de lado nos elencos o que construiu uma fama de bagunceiro e descomprometido entre os próprios colegas de clube.
Não à toa, os jogadores do Barcelona por exemplo trataram de pressionar a diretoria a nem fazer qualquer oferta para ter Robinho nessa semana.
E cada vez mais Robinho foi ficando "inho" também no futebol dentro de campo, nem os malabarismos já inúteis no Real Madrid aconteciam nas terras inglesas. A desculpa é a mesma de sempre, o jogador diz que não está feliz e não se adaptou.
Que seja, a atitude correta de um profissional seria chegar no clube e dizer que não quer renovar e que vai sair.
Mas não, ele simplesmente faz greve como fez no Santos, falta no treino, se recusa a jogar a partida mais importante dos últimos 30 anos do Manchester City, que foi o clássico contra o United valendo eliminação pela Copa Inglesa.
Por isso afirmo e reafirmo o descomprometimento total que ele apresenta continua sendo o mesmo da época em que saiu do Santos o que evidencia que ele, Robinho, não amadureceu nem cresceu, na verdade acabou foi regredindo pois seu futebol decaiu bastante em comparação com tudo o que já foi e poderia ter sido.
Ele se tornou exatamente o contrário do companheiro Diego, que seguia a mesma linha descomprometida nos tempos de Vila Belmiro, mas na Europa evoluiu, cresceu e hoje é o craque da Juventus de Turim.
Quando Robinho deixou o Brasil especulava-se com quase 100% de certeza que ele seria em um ou dois anos o melhor do mundo, que ganharia tudo no Real Madrid e que era bem melhor que o Teves.
Porém, o que se observa hoje é que Robinho fracassou. Sequer figurou entre o top10 da eleição da Fifa e provou que mesmo sendo menos habilidoso, Teves é muito mais jogador e profissional que o "rei das pedaladas".
Para finalizar a sequência de lambanças, Robinho vai usar o Santos para se manter em evidência, jogar o básico para se manter até a Copa e terminando, adeus Santos!
Vai voltar para a Inglaterra e ser emprestado ou vendido para algum time sem expressão da Espanha ou países periféricos e seu futuro é angariar mais alguns milhões no futebol árabe.
Infelizmente o quadro é triste, mas é o real, por pura falta de comprometimento Robinho vai entrar para a desagradável lista dos super talentosos que não viraram nada no futebol e se juntar a Denílson, Pedrinho, Carlos Alberto entre tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário