sexta-feira, 23 de abril de 2010

De Paulista a Neymar e Libertadores.

Na última quinzena estive ausente do blog. Por isso vou sintetizar os assuntos mais peculiares postos em discussão nessa semana no mundo da bola.

Paulista: Chegam à final os dois times mais merecedores da disputa. Santos vence e dá show, Santo André é o que mais se aproxima do estado positivo que ronda a equipe da baixada. São Paulo e Grêmio Prudente não tinham condições de parar os dois respectivamente. Porém por mais empolgada que a zebrinha do ABC esteja, Santos vence os dois jogos, provável que no jogo final aplique inclusive goleada.

Neymar: Simplesmente o melhor jogador em atividade dentro do país durante abril. Rápido, astuto, esperto, malandro, habilidoso, marrento, atrevido, folgado e displicente, enfim reúne todas as características que um craque necessita. Sempre fui contra o endeusamento dele e dos seguidos pedidos infelizes da imprensa paulista para que ele fosse convocado, que vem desde ano passado. Rejeiatava essa idéia porque na época ele não estava preparado, era imaturo demais e não tinah provado seu valor, hoje percebo que está e torço para que Dunga leve Neymar para estagiar na seleção durante a Copa. É um jogador arisco e que sabe irritar o adversário, excelente opção para o segundo tempo de partidas que estiverem amarradas e que necessitem de alguém para cavar faltas, cartões para zaga adversária ou prender bola no ataque. Simplesmente Neymar e Ganso fizeram da estrela Robinho, ser um simples coadjuvante do Santos. É para parar e pensar!

Botafogo: Fiquei feliz com o resultado do Botafogo. Primeiro porque é um clube que está tentando voltar a ser sério e grande, e títulos são necessários para isso. Um clube com a história do Botafogo não pode viver para não ser rebaixado, tem de disputar títulos e glórias. Mas fiquei feliz principalmente porque os dois títulos foram em cima do Flamengo, evitando que a "gestão bagunça" continuasse a ser entendida como fator irrelevante para uma equipe vencer.
O título nacional de 2009 do Fla foi um acaso e por mérito único e exclusivo dos jogadores e de Andrade. Não é possível um grupo ser vencedor e merecedor de ganhar uma disputa sendo tão desorganizado e mal administrado. O bi vice do Flamengo aliado a pífia campanha na Libertadores são a prova da lógica, de que só vence quem está preparado e organizado, o Brasileirão de 2009 foi uma inacreditável exceção que os dirigentes do Flamengo achavam ser a regra. Não corrigiram os erros e pagarão em 2010 por isso.

Champions League: Deu a lógica na Alemanha. Bayer de Munique é mais time e possui melhores jogadores que o esforçado Lyon. Os alemãs chegarão a decisão afiados e confiantes, acho pouco provável uma virada francesa.
Na outra semifinal o Barcelona foi muito bem marcado pela equipe da Inter de Milão, que fez uma partida fantástica. Aplicadíssima durante toda a partida, a Inter só cometeu um erro, exatamente quando levou o gol. Porém com um Messi inspirado uma goleada no Camp Nou pode acontecer e por isso não considero que a semifinal esteja definida devido a vantagem italiana de poder perder por até um gol de diferença.
Na verdade, a Inter já mostrou ser pipoqueira na Copa dos Campeões e sempre treme na hora H, haja visto que o último título ainda é da década de 60. Ainda acredito que vá dar Barcelona na final.

Libertadores: Enfim a Libertadores vai começar. Ápós a baba da primeira fase, que conta com fraquíssimos times equatorianos, paraguaios e bolivianos, o torneio começa para valer. Aos trancos e barrancos os 5 brasileiros avançaram rumo às oitavas, porém apenas o Corinthians hoje ostenta a qualidade para ser considerado favorito, os demais brasileiros fizeram vários jogos ruins e alternaram entre resultados ótimos com outros pífios. O que comprova como o nível da primeira fase é baixíssimo, o São Paulo jogando aquela "bolinha" fez a segunda melhor campanha da primeira fase!!!
Acredito que os 3 brasileiros que enfrentam times do exterior avançam para as quartas. Entre Flamengo e Corinthians, baseado em toda a conturbada fase do rubro-negro aliada a desorganização do clube que vai desde o jardineiro até a presidente, tenho certeza de que o Timão passa com tranquilidade. Clube carioca treme nos torneios internacionais.
Depois do Flamengo, dos Brasileiros o que menos confio é o São Paulo. Acredito que assim que pegar outro time brasileiro ou um argentino será eliminado. Internacional e Corinthians para mim são os brasileiros com mais chance de chegarem ao título continental.

Na segunda-feira voltarei com análise da final paulista e ao longo da semana com comentários acerca dos confrontos das oitavas de final da Libertadores.
Abraço pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário