segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O melhor de todos?

O nível do campeonato Brasileiro de futebol continua abaixo do que os amantes da bola gostariam de ver e que só tem contato quando assistem a partidas do campeonato inglês, espanhol ou da Champions League, porém é inegável que o Brasileirão 2009 é se não for o melhor, um dos melhores da era dos pontos corridos no país.
E digo ser o melhor não só porque faltando 7 rodadas para acabar 6 equipes possuem totais condições de levarem o título e 6 ainda fogem da zona de degola. Além disso, esse campeonato teve a volta de grandes jogadores que estavam perdidos e esquecidos pelos cantos do mundo e os times conseguiram segurar a maior parte das promessas e estrelas que já estavam por aqui. Com isso temos um campeonato com Adriano, Ronaldo, Fred, Marcelinho Paraíba, Petkovic, Carini, Ricardinho, Diego Tardelli, Dagoberto, Hernanes, Marcos, Diego Souza, D´alessandro, Jonas, Maxi Lopez, Fernandão, Miranda, Vágner Love... e por aí vai a extensa lista de craques que ou aceitaram voltar ou não quiseram partir do Brasil nessa temporada e realmente estão correspondendo ao marcar belos gols, ótimas jogadas e enbolar de vez o torneio.
O equilíbrio desse Brasileirão se a essa grande quantidade de bons jogadores distribuídos por várias equipes tanto do primeiro escalão como do segundo e terceiro. Mesmo na parte de baixo da tabela você encontra ótimos jogadores como Marquinhos do Avaí, Fernandinho do Barueri, Paulo Baier do Atlético-PR e Marcelinho Paraíba do Coritiba que a qualquer momento podem decidir uma partida a favor de suas respectivas equipes. E assim fizeram ao longo do torneio ao tirar pontos preciosos das equipes da parte de cima do torneio.
O fato do líder do Brasileirão ser um dos piores na questão de aproveitamento em comparação com anos anteriores não significa que o torneio de 2009 seja pior que os outros e sim o contrário, significa que esse ano a qualidade está mais bem distribuída e o equilíbrio existe entre quase todas as equipes.
Nos anos anteriores normalmente um time sobrava e outros dois tentavam o vice, esse ano não, dos 20 clubes que formam a Série A praticamente 10 possuem elencos de nível técinco entre médio e bom e por isso o torneio está mais equilibrado, difícil e apresentando partidas de muito mais qualidade.
Uma mostra de que vale sim a pena investir em trazer jogadores renomados e segurar as promessas. Acredito que estamos, mesmo que a passos de tartaruga manca, no caminho de retransformar o futebol praticado dentro do Brasil no melhor do mundo. é um ciclo qualidativo, conforme se tem melhores jogos e jogadores reconhecidos internacionalmente a publicidade aumenta e o dinheiro investido passa a ser maior o que passa a possibilitar que os clubes possam estabilizar suas dívidas e enfim se profissionalizar em todos os sentidos e áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário